sábado, 29 de janeiro de 2011

Sobre Cultura e Alienação.



    Como não tinha nada para fazer e estava vadiando, decidi ler um pouco, e encontrei um texto muito bom da Sophia de Mello Breyner "CULTURA NÃO SE FAZ PARA O MUSEU". E não pude deixar de refletir aqui sobre tão maravilhosa leitura.
- Para que falar de Cultura Will ?
-Por que falar disso é necessário, e eu não fiz um blog pra postar receita de bolo ¬¬  "agora senta lá Cláudia".
    Pois Cultura é algo de extrema importância, e cada vez mais está sendo deixada de lado, se restringindo a uma parcela muito pequena da sociedade. Um homem sem cultura, é um homem condenado a ignorância. Sem CULTURA não temos capacidade de exercer a liberdade de saber escolher e criar, sem ela nos tornamos seres passivos de manipulação.
Disse Breyner ...
    "É o direito a cultura que garante e defende os outros direitos, já que o homem sem cultura é sempre enganado e explorado. Pode ser explorado pelo capitalista e pode ser explorado pelo falso revolucionário. Pode ser iludido pelo patrão a quem dá seu trabalho e pode ser iludido pelo governo a quem dá o seu voto. Pode ser enganado pela propaganda politica e pela propaganda comercial." 

     Logo é a CULTURA que capacita as pessoas a fazerem escolhas e pensar no que é necessário e no que não é. Onde existe povos alienados culturalmente, a democracia não passa de uma farsa, de algo parcial.
A CULTURA , se bem usada constitui um poderio de antipoder aos ditadores e exploradores, um instrumento que temos para lutar contra a opressão do governo e do sistema capitalista, formas de repressão que em uma sociedade alienada é difícil de combater. A ignorância e a alienação cultural conduzem as pessoas a passividade. O mundo em geral precisa sofrer um desenvolvimento cultural, para poder realmente evoluir, pois o presente desenvolvimento industrial e técnico está acabando com a humanidade e o planeta em que vivemos.

REFLITA :
" Pois a Cultura não se fez para estar nos museus, mas sim para estar na vida porque é a cultura que ensina o homem a escolher e construir e criar a própria vida, em vez de a suportar." 

Referência Bibliográfica:

BREYNER, Sophia de Mello. In : O estado de São Paulo, 1982

13 comentários:

Medeiros Alencar disse...

Ótimo texto.
Concordo plenamente com suas palavras.
A cultura não foi feitas para ser apreciada, ou abandonada... mas para ser vivida.!

RehSantos disse...

Como dizem, uma pessoa com conhecimento é tudo.. e claro Cultura ainda ali colado no conhecimento.
Acho que uma pessoa "sem cultura" é desvalorizante, pois cultura, a origem,é essencial na nossa vida.. é como um filme que tem que haver "começo,meio e fim", ou seja, sem cultura, você não tem conhecimento, sem conhecimento voce fica atrasado ao passado, e sem passado voce é uma pessoa Oca.

Enfim..
Belissimo Post.

E como eu desenho, gostei dos desenhos ein.. ;)

Abraços.

Se puder retribuir,
http://redesenhei.blogspot.com

Marina Almeida disse...

adorei seu blog!

bem criativo e diferentee1
beeijo

Barbara Nonato disse...

Você apresentou uma crítica muito bem armada ao que vemos crescer cada vez mais: a alienação.
As pessoas se submetem, inclusive, porque muitas vezes não tem se quer noção de que estão sendo passadas pra trás. Que bom seria se todos lessem teu artigo...

Venusiana disse...

A cultura no cotidiano... Tá aí uma coisa que deveria ser exercida...

reh disse...

Olá

Você comentou no meu blog na WEB HQ "Beleza Nobre" Parte 1 em http://redesenhei.blogspot.com

VLW POR TER GOSTADO,MAS VOCÊ QUER CONTINUAR ACOMPANHANDO A HISTÓRIA? ENTÃO SIGA O TWITTER DA HISTÓRIA www.twitter.com/BelezaNobre

E A CADA PARTE NOVA POSTADA,VOCÊ SABERÁ PELO TWITTER.

Faça como o pessoal, Siga e Acompanhe essa História que está apenas na PRIMEIRA EDIÇÃO.

Abraços.

e Vlw.

Bye.
REH SANTOS

BLOGUEIRO EXECUTIVO disse...

gostei dos seus pasmos de defesa por bandeira e momentos cults durante o texto, a cultura no cotidiano mistura tais elementos muito bem...

MaXximize disse...

Na realidade eu nem precisava vir aqui comentar. O que postou é fato e por sinal muito bem escrito.Parabéns Will... Cultura é combustível contra a ignorância, qual só contribui para levar a manipulação de um ser, a sua alienação. E pq se investe cada vez menos na Cultura ? Pq é exatamente o que senhores do poder querem... Pessoas "burras" para continuarem alimentando seu poder!

Jânio Quadros Notícias disse...

Concordo com o texto. A cultura tem que ser vivida.

Natália disse...

FATO! Até fiz um post que engloba +/- isso. Estão nos fazendo de fantoches, e nós estamos achando muito legal --'
Eles criam e manipulam. Nós gostamos e compramos.
Palmas para o mundo capitalista!!
-não generalizando-

Anônimo disse...

Muito bom seu texto.Pena que nem todos podem ler.
Os politicos não teem interesse que o povo seja culto,pois assim continuam colocando eles no poder ,sem ao menos ter conhecimento da importância do seu voto e que com essa arma eles podem virar o jogo,e se tornarem mais próximos dos
poderooosos.Pois a cultura faz isso e muito mais..

Anônimo disse...

Gostei.Agora descobrir que meu pai é um sem cultura,um alienado,ignorante.

gabriel santos disse...

muito bom

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails