Como não tinha nada para fazer e estava vadiando, decidi ler um pouco, e encontrei um texto muito bom da Sophia de Mello Breyner "CULTURA NÃO SE FAZ PARA O MUSEU". E não pude deixar de refletir aqui sobre tão maravilhosa leitura.
- Para que falar de Cultura Will ?
-Por que falar disso é necessário, e eu não fiz um blog pra postar receita de bolo ¬¬ "agora senta lá Cláudia".
Pois Cultura é algo de extrema importância, e cada vez mais está sendo deixada de lado, se restringindo a uma parcela muito pequena da sociedade. Um homem sem cultura, é um homem condenado a ignorância. Sem CULTURA não temos capacidade de exercer a liberdade de saber escolher e criar, sem ela nos tornamos seres passivos de manipulação.
Disse Breyner ...
"É o direito a cultura que garante e defende os outros direitos, já que o homem sem cultura é sempre enganado e explorado. Pode ser explorado pelo capitalista e pode ser explorado pelo falso revolucionário. Pode ser iludido pelo patrão a quem dá seu trabalho e pode ser iludido pelo governo a quem dá o seu voto. Pode ser enganado pela propaganda politica e pela propaganda comercial."
A CULTURA , se bem usada constitui um poderio de antipoder aos ditadores e exploradores, um instrumento que temos para lutar contra a opressão do governo e do sistema capitalista, formas de repressão que em uma sociedade alienada é difícil de combater. A ignorância e a alienação cultural conduzem as pessoas a passividade. O mundo em geral precisa sofrer um desenvolvimento cultural, para poder realmente evoluir, pois o presente desenvolvimento industrial e técnico está acabando com a humanidade e o planeta em que vivemos.
REFLITA :
" Pois a Cultura não se fez para estar nos museus, mas sim para estar na vida porque é a cultura que ensina o homem a escolher e construir e criar a própria vida, em vez de a suportar."
Referência Bibliográfica:
BREYNER, Sophia de Mello. In : O estado de São Paulo, 1982
12 comentários:
Ótimo texto.
Concordo plenamente com suas palavras.
A cultura não foi feitas para ser apreciada, ou abandonada... mas para ser vivida.!
Como dizem, uma pessoa com conhecimento é tudo.. e claro Cultura ainda ali colado no conhecimento.
Acho que uma pessoa "sem cultura" é desvalorizante, pois cultura, a origem,é essencial na nossa vida.. é como um filme que tem que haver "começo,meio e fim", ou seja, sem cultura, você não tem conhecimento, sem conhecimento voce fica atrasado ao passado, e sem passado voce é uma pessoa Oca.
Enfim..
Belissimo Post.
E como eu desenho, gostei dos desenhos ein.. ;)
Abraços.
Se puder retribuir,
http://redesenhei.blogspot.com
adorei seu blog!
bem criativo e diferentee1
beeijo
Você apresentou uma crítica muito bem armada ao que vemos crescer cada vez mais: a alienação.
As pessoas se submetem, inclusive, porque muitas vezes não tem se quer noção de que estão sendo passadas pra trás. Que bom seria se todos lessem teu artigo...
A cultura no cotidiano... Tá aí uma coisa que deveria ser exercida...
gostei dos seus pasmos de defesa por bandeira e momentos cults durante o texto, a cultura no cotidiano mistura tais elementos muito bem...
Na realidade eu nem precisava vir aqui comentar. O que postou é fato e por sinal muito bem escrito.Parabéns Will... Cultura é combustível contra a ignorância, qual só contribui para levar a manipulação de um ser, a sua alienação. E pq se investe cada vez menos na Cultura ? Pq é exatamente o que senhores do poder querem... Pessoas "burras" para continuarem alimentando seu poder!
Concordo com o texto. A cultura tem que ser vivida.
FATO! Até fiz um post que engloba +/- isso. Estão nos fazendo de fantoches, e nós estamos achando muito legal --'
Eles criam e manipulam. Nós gostamos e compramos.
Palmas para o mundo capitalista!!
-não generalizando-
Muito bom seu texto.Pena que nem todos podem ler.
Os politicos não teem interesse que o povo seja culto,pois assim continuam colocando eles no poder ,sem ao menos ter conhecimento da importância do seu voto e que com essa arma eles podem virar o jogo,e se tornarem mais próximos dos
poderooosos.Pois a cultura faz isso e muito mais..
Gostei.Agora descobrir que meu pai é um sem cultura,um alienado,ignorante.
muito bom
Postar um comentário