sábado, 16 de outubro de 2010

O Imaginário a arte e suas representações simbólicas.

    Muitas vezes através da associação entre imaginário, história e imagens são construídas em nossas mentes representações do passado. Mas seriam essas representações coerentes?
Um caso muito interessante é o do famoso quadro O Grito do Ipiranga do Pedro Américo de 1888, que está presente em todos os livros didáticos quando se fala em 7 de setembro, e logo vem em nossa mente  quando pensamos no assunto também,  mas teria o Grito  da Independência, acontecido como    é retratado no quadro ?
Vamos observar o quadro e explanar o seu contexto:


    Muito bonito, mas não condiz com o acontecido. 
    Por quê? 
 O quadro foi pintado, no período que conhecemos como Romantismo, que tem por característica do movimento a exaltação de um Herói nacional, nesse caso foi para enaltecer D.Pedro 1º  
   A pintura foi feita 60 anos depois do ocorrido, isso mesmo 60 ANOS, e para completar foi pintada em Florença na Itália (entre 1886 e 1888) a partir de documentos históricos e visitas do Pedro Américo a SP. O quadro foi encomendado pelo governo (com a subjetividade de enaltecer a Monarquia).  O quadro foi mais uma estratégia política e ideológica para criar uma alegoria histórica, e fazer as pessoas pensarem que assim aconteceu afinal uma imagem é de mais fácil assimilação que um livro sobre o ocorrido.  Obras como essas, com intencionalidade de tecer e manipular nosso imaginário a cerca da história estão aos montes por ai, basta prestar atenção. 

2 comentários:

Léo Mestre disse...

Muitos povos sem uma história 'bonita' de origem tendem a criar hérois e feitios. Ai esta mais um.

Anônimo disse...

nossa cara muito bom esses post, é verdad evamos muitas coisas que são ideologias fajutas disceninadas pela sociedade,

parabéns pelo blog e pelas postagens vi umas safadezas também hehe 666'


abração do Joohn

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails