Muitas vezes através da associação entre imaginário, história e imagens são construídas em nossas mentes representações do passado. Mas seriam essas representações coerentes?
Um caso muito interessante é o do famoso quadro “O Grito do Ipiranga” do Pedro Américo de 1888, que está presente em todos os livros didáticos quando se fala em 7 de setembro, e logo vem em nossa mente quando pensamos no assunto também, mas teria o Grito da Independência, acontecido como é retratado no quadro ?
Vamos observar o quadro e explanar o seu contexto:
Muito bonito, mas não condiz com o acontecido.
Por quê?
O quadro foi pintado, no período que conhecemos como Romantismo, que tem por característica do movimento a exaltação de um Herói nacional, nesse caso foi para enaltecer D.Pedro 1º
A pintura foi feita 60 anos depois do ocorrido, isso mesmo 60 ANOS, e para completar foi pintada em Florença na Itália (entre 1886 e 1888) a partir de documentos históricos e visitas do Pedro Américo a SP. O quadro foi encomendado pelo governo (com a subjetividade de enaltecer a Monarquia). O quadro foi mais uma estratégia política e ideológica para criar uma alegoria histórica, e fazer as pessoas pensarem que assim aconteceu afinal uma imagem é de mais fácil assimilação que um livro sobre o ocorrido. Obras como essas, com intencionalidade de tecer e manipular nosso imaginário a cerca da história estão aos montes por ai, basta prestar atenção.
2 comentários:
Muitos povos sem uma história 'bonita' de origem tendem a criar hérois e feitios. Ai esta mais um.
nossa cara muito bom esses post, é verdad evamos muitas coisas que são ideologias fajutas disceninadas pela sociedade,
parabéns pelo blog e pelas postagens vi umas safadezas também hehe 666'
abração do Joohn
Postar um comentário