sábado, 11 de setembro de 2010

Um pouco sobre Racismo.



  Se olharmos pelo viés  histórico o  racismo, foi a ideologia usada para justificar  a escravidão e  a superioridade de um povo sobre o outro. Mas  vamos  desmistificar melhor tudo isso.
    Racismo é  pensar que características físicas como  a “cor”   podem inferiorizar uma pessoa intelectualmente e marginaliza-la entre outros. Tendo como pré suposto que exista uma raça pura, que essa seja superior e que essa superioridade autorize a hegemonia  seja política ou social  ( e isso é bem evidente quando nos voltamos a história). Mas a ideia de raça pura é hoje é algo inviavél, pois segundo Marcia Regina Argente (socióloga):

 “Em primeiro lugar, quase todos os grupos humanos atuais são produto de mestiçagens. A constante evolução da espécie humana e o caráter sempre provisório de tais grupos tornam ilusória qualquer definição fundada em dados étnicos estáveis”.

    Em suas raízes históricas o racismo que permeia desde séculos passados até os dias de hoje tem sua origem, com o Renascimento e com a expansão Européia (entre século XIII e XIV) onde surgiram varias ideologias, que visavam justificar a dominação dos continentes pelos europeus, onde eles alegavam ser de uma raça superior, designados por Deus a dominar as raças não européias e menos desenvolvidas, as considerando inferiores. A própria igreja dizia que os negros não tinham almas. Logo foram escravisados e tratados como objetos e não pessoas.
    Desde então o negro sofre, sempre sendo tratado como inferior, mesmo  em tempos modernos  e com todas antigas teorias raciais derrubadas, muitas pessoas  carregam ainda preconceito por uma pequena diferença física, que se torna o suporte do componente racista.

Vejam o video é bem curto.


Lembrando que esse assunto é algo muito extenso, e aqui fiz um recorte muito pequeno da questão.


26 comentários:

Júlio César disse...

Racismo = exacerbada ignorancia

Julgar alguem pela quantidade de melanina produzida pelo organismo é algo extremamente ridículo.

Parabens Will pelo Blog^^

Macaco Pipi disse...

chega a dar nojo né...

Anônimo disse...

É, racismo é umas das chagas de nossa sociedade/humanidade, Mais todos temos um pouco de preconceito com algo, repensado, você acaba vendo que são pequenos ou grades, mais sempre temos algum.
Enfim, adorei muito aqui, estarei sempre visitado o blog.
Parabéns

Nosso blog virou canal, se der, pode dar uma olhada?
http://www.youtube.com/assuntojovem
Sucesso.

Wil disse...

Esse é um assunto terrível. Racismo é repugnante.

Macaco Pipi disse...

VAMOS APOIAR!

Pontes disse...

Na verdade é o oposto. O racismo é produto da escravidão, que considerava os não-brancos (não só os negros) inferiores intelectualmente e, para a Igreja Católica, inferiores também espiritualmente.

No século XIX, a própria ciência considerava a inferioridade dos negros como algo natural. Depois de muito tempo, apenas quando descobriram o DNA foram tratados como iguais e o conceito de raça se provou falso (não existem raças nos humanos, apenas caracterísiticas fisiológicas diferentes, como cor da pele, textura do cabelo, traços do rosto, etc.)

Com o tempo as coisas foram mudando, mas os negros permaneceram na inércia da escravidão até a Inglaterra forçar a abolição em diversos países para obter mais consumidores dos produtos industrializados que era a grande novidade da revolução industrial. O racismo perdura pq a quebra desse preconceito não foi natural, foi algo forçado e quase que obrigatório. Muitos assimilam isso dos próprios pais como um meme tradicional que não se extingue nunca.

Unknown disse...

è claro mas como disse é uma questão muito extensa pra ser tratado em um post "curto" de blog, pois se pegarmos o O racismo como produto da esdcravidão vamos abrir um leque muito grande , pois ai teriamos que incluir Indios ( os japoneses que também sofreram com os europeus) e diversos outros povos que foram usados pelos europeus, mas não é essa a proposta do post é apenas levantar um pouco de reflexão a cerca do assunto. O contexto histórico é muito grande pra ser detalhado e entrar na rev. Industrial etc.. ia desencadear mais um assunto o "capitalismo" e em fim, ficaria muito extenso amigo.

Anônimo disse...

A música do Gabriel O Pensador, Racismo é Burrice retrata bem essa questão...
fica a dica :)

Publicidade de Salto disse...

Fiz um estudo sobre isso no meu segundo ano de faculdade,tudo que aconteceu desde os primórdios resultou nessa ilusão das relações sociais em que vivemos até hoje.
E o amigo acima tem razão: "os não-brancos (não só os negros) inferiores intelectualmente e, para a Igreja Católica, inferiores também espiritualmente".

O mestiço era visto com mais repúdio do que o negro, pois era prova da miscigenação;

Nando! disse...

Caraca! É nojento ser assim!

Will disse...

Respondendo ao post acima do nando : Ou não ao mesmo tempo que mestiçagem é considerado algo ruim, no Brasil foi usada em uma tentativa de branquear a população, e após os anos 30 temos Gilberto Freyre que vai dar uma nova vertente a toda essa história e vai defende-la como algo bom , inclusive como uma das caracteristicas da nação Brasileira.

BLoG do CHARQuE disse...

nojo! blah



O melhor blog do meu .... Bairro
http://blogdocharque.blogspot.com/

Caroll Maturana disse...

Infelizmente ainda existe mto racismo.
Mas graças a Deus esta diminuindo e eu espero estar viva ainda qndo ele se extinguir de vez!
NAO AO RACISMO!!

www.bellezapoemesa.blogspot.com

Fabiane Daz disse...

Eu acho que hoje.. o racismo é muito resultado da desigualdade social..

Para ele acabar é sim necessário medidas radicais.. tanto do governo quanto da população..

Mas cabe a nos também, com pequenas atitudes...

Parabens pelo post

Anônimo disse...

RACISMO É O PIOR ATO QUE UMA PESSOA PODE TER CONTRA A OUTRA
SE JULGAR SUPERIOR PELA COR É A COISA MAIS REPUGNANTE QUE PODE HAVER
TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE NÃO SÓ A DEUS MAIS A QULQUER SER HUMANO
NÃO AO RACISMO



http://altasviajeae.blogspot.com/

Anônimo disse...

Vou te seguir. Depois desse post, não tem como...

kbritovb disse...

mto bem feito o comercial
acho que racismo sempre vai existir nao importa quanto a sociedade avance

Coisas Estranhas Que Só Um Idiota Diz disse...

Cara seu blog é muito bom.... parabéns!!!!!

Sandro Batista disse...

Toda vez que me deparo com o tema racismo, sou taxativo: pra mim o preconceito tem origem na classe social, e não propriamente na cor da pele de alguém. Negros ricos, ou reconhecidos, ou seja lá o que for, não são tratados por exemplo, com a indignidade com que os negros pobres o são. Ninguém por exemplo, por mais racista que seja, reagiria de forma negativa a presença de um Pelé. O racismo, o preconceito, é muito mais em função da condição sócio/financeiro do cidadão do que propriamente de sua cor, credo, opção. Os negros foram escravos porque chegaram ao país para tal. foram segregados. Os índios, pela natureza selvagem, e porque de fato eram os donos da terra, não foram escravizados! E com a abolição da escravatura, os imigrantes também não se deixaram escravizar! Me lembre de um samba histórico da Mangueira, que ilustra o que acabei de dizer:

"Pergunte ao criador,
quem pintou essa aquarela,
livre do açoite da senzala,
preso na miséria da favela!"

Abração

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Will disse...

Os indios não foram escravizados ? rs Eles foram sim , claro que não foi algo tão explicito como os Negros mas foram, no estado de são paulo por exemplo os indios foram escravizados principalmente no inicio da colonização , pois era inviável descer os escravos que aportavam no nordeste, prova disso foram os bandeirantes que capturavam os indios e os escravizavam , temos também os jesuitas, que queriam domesticar os indios com o discurso de estar evangelizando.

mulherices disse...

Racismo é uma coisa odiosa, sob qualquer ponto de vista. Nada mais a comentar.

Andre Mansim disse...

muito bom post. Racismo é uma coisa feia.
Eu acho que nos paises novos não existe mais raças puaras a não ser alguns indios. E nos paises velhos a miscigenação é muito grande. Daqui a 100 anos não vai haver mais raças puras, e esse assunto vai acabar. Aí o racismo vai ser pelas classes sociais .

http://amansim.blogspot.com/
visita lá, será bem vindo.

Elza Milhomem. disse...

Eu estou chocada com a desenvoltura do seu texto.
Parabéns, aliás você já deve está acostumado ne..
enfim, o que mais me impressionou foi a frase: "(...)racismo, foi a ideologia usada para justificar a escravidão e a superioridade de um povo sobre o outro." Concordo plenamente.

seguindo seu blog ;)
sucessos.

Victor disse...

Parabéns pelo blog e ótimo assunto a ser discutido!

[]'s

Anônimo disse...

Racismo é tão ruim quanto o etnocentrismo: pessoas que valorizam os que são iguais a ele, isso é bonito por acaso? E olha que já ví muita gente assim e nunca ouví ninguém falar que é racismo ou que é ruim. Pior que o racismo é o racismo camuflado.

Unknown disse...

É MUITO TRISTE VER QUE, O RACISMO EO PRECONCEITO ESTÃO ARRAIGADOS A CULTURA. BRASILEIRA E TAMBEM MUNDIAL, É COMO UMA DOENÇA SEM CURA..É LAMENTAVEL.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails