sábado, 21 de agosto de 2010

Tempos Difíceis e de Reflexão.

 Tempos de eleição é tempo de reflexão também, afinal existe “democracia”? 

Vamos elucidar o conceito de democracia, essa palavra que tem sua gênese na Grécia Antiga.  (demo=povo e kracia=governo) logo vem a ser o “O governo do povo” que do povo não tem nada. Se ilude quem pensa que uma só pessoa, o dito “Presidente” irá resolver seus problemas pessoais e problemas de ordem social, sozinho. 
  Nas eleições sempre nos vemos frente aos mesmos problemas, candidatos corruptos que todos sabem que não vão mudar muito a qualidade de vida do povo brasileiro. Pergunto-me como o voto pode ser um ato de consciência social, Liberdade e cidadania se somos obrigados a votar? E detalhe “não votamos em quem queremos” a eleição passa longe do conceito de democracia. Por quê? Somos chamados a decidir (votar) sobre alternativas previamente selecionadas, que só vão legitimar a manutenção da ordem existente. Só podemos votar em quem nos é apresentado. Apresentado por quem? Pelos mesmos corruptos de sempre, que pensam que o povo brasileiro é bagunça.
   A educação é o começo desse aparelho ideológico deformador do pensamento, fazendo a cabeça das pessoas funcionar conforme sua posição e os fins a que se destina. As escolas publicas estão formando pessoas, sem senso critico, conformadas a sua condição de “pessoas dominada”  de não pensantes, sem espírito revolucionário e perspectivas de mudanças, as tornando um alvo fácil a essa classe política corrupta, que vê o governo como algo lucrativo e não como aparelho de ordem e de melhoria social. È lamentável saber de tudo isso e mesmo assim estar de mãos atadas e sendo obrigado a votar nesses candidatos.

Referencias Bibliográficas:
MARTINEZ, Paulo. Ideologia de Mando e de Obediência, Heróis Vencidos.SãoPaulo.Ed Contexto.

37 comentários:

Anônimo disse...

Concordo contigo, a educação, principalmente a pública, é e sempre foi uma forma de dominação dos pobres pelos ricos, que precisam manter a população subjugada para enriquecer mais e mais... valeu!

MayanaPin disse...

espero que o povo escolha candidato certo!

Bella Verissimo disse...

espero que o povo escolha candidato certo! +1

Paulo Anjos disse...

CONCORDO TBM COM O COMENTÁRIO ACIMA.
ÓTIMO BLOG PARABENS!

Anônimo disse...

MUITO LEGAL


WWW.VARIEDADESINF.BLOGSPOT.COM

Pedro Prado disse...

nem vou votar.

Val Carvalho disse...

kkkkkkkkkkk..nem vou votar...rsrsrs
____________________________________

Will fiz uma postagem recentemente no meu blog sobre este assunto. Na verdade peguei a matéria do site da Juventude Revolução, com o título

Eleições 2010: o que fazer?
http://passosdaval.blogspot.com/2010/07/eleicoes-2010-o-que-fazer.html

Divulgue, pois é muito interessante. Eles pegam bem nessa questão da educação pública e os motivos de não votar no Serra, sem estabelecer uma preferência "óbvia" a candidatura da Dilma.

Jaque disse...

Ah "democracia" foi criada mais para apaziguar o ser revolucionário de uma ou duas décadas trás!
Hoje olhando ela pelos seus diversos lados, conseguimos compreender que a “democracia” não existe, pois somos obrigados votar em um candidato pré-selecionado, e também a "democracia" é exercida em quatro e quatro anos, dentre esse período os corruptos dominam, como relata seu texto, não é o Presidente que comanda tudo, tem uma cúpula, tem os partidos políticos, tem milhares de interferências além de um mero Presidente.
“Um país presidencialista não tem como ser democrático”!

http://diversityofstories.blogspot.com/

Suzy disse...

Bem, eu estou realmente na dúvida de quem votar. Mas há dois fatores que importam e muito na minha decisão: Educação e meio-ambiente. Eu sou universitária e se tem uma coisa que eu aprendi na aula de sociologia é que os políticos odeiam universitários. Eles sabem que somos pensantes e mais difíceis de manipular, por isso muitas vezes somos menos ouvidos... enfim, apenas dei uma introdução para que vocês mesmo procurem na Internet ou peçam para seus professores o que estou dizendo...
A questão do meio ambiente é fundamental, o Brasil precisa e muito investir em tecnologia, até porque para aumentar o mercado de trabalho de quem sai da universidade e lógico uma política sustentável, onde compreenda a importância de cuidar da natureza. Como diziam Abraham Lincoln; "Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." Não precisa ser apenas religião, mas eu tomo esse conceito como política.

Ovos Mexidos disse...

Vote no tiririca pior do que tá não fica .... kkkkkkkk

:P

Val Carvalho disse...

Puts...Esse "vote no Tiririca, pior do que tá não fica, seria trágico se não fosse cômico. FALA SÉRIOOOOOOOOOO... AFF
21 de agosto de 2010 17:56

Will disse...

Verdade mas num pais como esse nada melhor que ser Ironico

O psicolouco disse...

Ainda não tenho candidatos a dep. est e federal.
Acho que nenhum deles tem proposta!
Tá difícil achar um candidato com propostas que realmente mudem aquela câmara!

Sou vou torcer pra presidente - Marina
E aqui no Rio - Gabeira (governador)

Abraços!

diogo disse...

democracia existe na teoria, e com essas eleições não vai mudar muito porque não tem nenhum canditado a presidência que preste!

http://alem-da-pele.blogspot.com/

greg disse...

pois é, eleições no brasil são complicadas!! minha mae mesmo falou que vai anular todos so votos, mas acho que essa nao é uma solução, nos devems sim exercer a nossa cidadania, pois ainda resta um pouquinho de esperança!!
http://naosentindo.blogspot.com/

Anônimo disse...

MT BOM !

WWW.VARIEDADESINF.BLOGSPOT.COM

Unknown disse...

Que reflexão? Na verdade vamos decidir pra quem vai a chave dos cofres públicos para eles continuarem gastando mal e roubando o nosso dinheiro! A reforma politica aqui tem de ser completa e só me empolgaria com uma eleição que aparecesse um candidato que fale em fazer reforma politica, tributária e etc. Coisa que não acontece! Tudo cuzão!

PENHA''' disse...

eu acho que a democracia ja acaba quando você é obrigado a votar,
e bem, não entendo essa democracia também ):

Unknown disse...

Uma bela análise crírtica desta situação recorrente... Concordo em muitos pontos contigo!
;D

Laís Brito disse...

TUDO VERDADE ! Muitos brasileiros poderiam pensar assim que nem você,hoje em dia o dinheiro é a base de tudo.

Parabéns !

http://laaisbr.blogspot.com/

Anônimo disse...

Vote nulo...

Melhor Free

^Zk^! disse...

O problema não é ser obrigado a votar sempre nos mesmo, pq sempre temos opção, o problema é saber que a maioria sempre vota nos mesmos. Então mesmo se você votar consciente, a maioria não.

Rafael Araujo disse...

Parabéns pelo Blog
Retribuindo a Visita...http://maniaderafa.blogspot.com

Cacau disse...

"Pergunto-me como o voto pode ser um ato de consciência social, Liberdade e cidadania se somos obrigados a votar?"

o direito tornou-se uma obrigação, que se não realizada nos prejudica a médio e longo prazo.
somos obrigados a fazer papel de ventrículos, enquanto a corja nojenta e asquerosa ri de nossas palhaçadas,e o que é pior: somos nós que pagamos seus ingressos, seus amendoins esuas pipocas.

parabéns pelo texto
;**

Unknown disse...

Falo tudo Cacau <3

Kaa disse...

Naum gosto de politica, mas gostei do post!

joão victor borges disse...

Pra mim, se "demo" significa "povo" desde a antiguidade, só isso já resume tudo. Somos os piores, e os políticos conseguem comandar toda essa palhaçada!

Abraço! ;)

http://anpulheta.blogspot.com

Anônimo disse...

Achei seu blog lindo. vim so pra comentar mas vou seguir!

Anônimo disse...

parabens pelo blog, me segue? vlw http://vexdown.blogspot.com/

Unknown disse...

muito bom
http://bazzingayeah.blogspot.com/

Alcione Torres disse...

Eu não acredito em nenhum político! São todos uns aproveitadores e bandidos!

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Christian Cavalcanti disse...

soh n rola dilma vey

Nick Mendes disse...

vlw Will. Olha, de verdade gostei muito do seu blog, há neles assuntos que muito me interessam, principalmente esse, nossa política; Isso que vc falou da democracia que já n começa nem na hr de escolha de se querer ou n votar é algo bem sério; Sou completamente CONTRA o voto obrigatorio, pois muitos n se importam, e acabam dando votos a quem n deveras (apenas por votar) sem saber.

mulherices disse...

Não posso entender como "democrático" um país que OBRIGA as pessoas a votar. O voto facultativo seria um enorme avanço para o nosso sistema eleitoral.

r. disse...

pois é cara, mas você terá que votar, entretanto, não jogue sua opinião fora. Pense bem na melhor pessoa para votar e veja alguém que no seu ponto de vista, pode mudar o Brasil. Mas não queira votar no Tiririca. Só isso.

Wil disse...

Postei no meu blog há alguns dias atrás sobre o assunto. É bastante polêmico.
To seguindo teu blog, retribui?
Abraço

Unknown disse...

Claro ja to seguindo :D

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails