domingo, 15 de agosto de 2010

Adolescência , sexualidade a flor da pele.

Adicionar legenda

  A adolescência, como costumo dizer é a transição de criança inconseqüente pra adulto consciente. Fase de mudanças corporais, hormônios a flor da pele, e confusão pela falta de informação, afinal o corpo a voz o como sentimos tudo está mudando. Um forte desejo sexual insurgente. Uma busca incessante por uma identidade e um grupo ao qual se identificar e fazer parte, onde parece que sofremos uma dicotomia, ao mesmo tempo em que somos ainda meio crianças temos anseios e desejos adultos.

     Bom há pouco tempo passei por isso e acredito que ainda esteja nesse processo de maturação, já tenho muito da minha personalidade definida, mas muito a acrescentar e aprender, acredito que estamos sempre em processo de continua aprendizagem e mudança de idéias, conceitos, hábitos e posturas. Mas sempre me perguntei por que no inicio da puberdade, os jovens ficam tão agitados e tão focados no “sexo” e também queria compreender esse período que me foi de muita confusão.  Partindo desse pressuposto resolvi ler um pouco, em livros de psicologia e de educação e resolvi compartilhar meu entendimento dessa mini pesquisa com vocês.

   Creio que “homens estão voltados para o sexo, assim como as mulheres estão voltadas para o afeto”.
Segundo o Psicólogo, Içami Tiba essas diferenças são decorrentes da força dos nossos hormônios (testosterona no menino, progesterona na menina). Motivo da importância, de procurar saber, como os hormônios agem e afetam seu corpo e comportamento.
Logo quando o menino começa a produzir um nível significativo de testosterona, seu comportamento muda e um desejo sexual o inflama, e ele começa a buscar meios que satisfaçam o seu desejo.

Pelos seus espermatozóides, o rapaz se lança freneticamente em busca de uma relação sexual. Não importa com quem seja. Qualquer carniça lhe é file-mignon, portanto é a idade do urubu. Nesta fase, o instinto ignora a educação numa busca de desempenho sexual.”
                                              TIBA, Içami. Adolescente quem ama educa. Ed.Interage.2005.Pag.96.

   As meninas são mais controladas e vivem essa fase hormonal mais “pacificamente” comparada aos meninos.  O hormônio feminino é o “estrogênio” e quando esse se encontra em alta a menina fica mais sensual, mais atraente, sua pele ganha um ar mais rosado mais macio, sua voz fica mais sensual, surge um desejo de se vestir de maneira mais provocante, até seus lábios ficam mais carnudos, mas ao contrario dos meninos elas não saem à caça, pelo menos a maioria.  Temos o menino com seu impulso sexual a toda e uma jovem exalando sexualidade, logo se forma uma atração inevitável, desejos eróticos, paixões tudo acontece em meio esse contexto.
O homem como já relatado, sempre vai estar pronto para se entregar a seus impulsos e desejos sexuais. Já a mulher tem esses períodos de hormônios em alta onde seu desejo sexual é mais intenso, porém a mulher também se caracteriza diferente do homem, pois tem a necessidade de sentir carinho, acolhimento de ter contato, ser tocada, nesse sentido ela é mais frágil que o homem e necessita de atenção, e de um homem que desperte o sentimento de proteção sobre ela.
Pode-se concluir tendo todos esses apontamentos em vista, que o homem é mais impulsivo e a mulher tende a ser sentimental e racional. Mas como na adolescência, nem todos os jovens tem uma orientação correta seja por parte de pais ou professores, as meninas de seus ginecologistas, os jovens acabam perdidos, em meio a todas essas mudanças acabam se entregando desmedidamente ao prazer e as volúpias ocasionada pelos seus hormônios. Ai temos os casos de gravidez precoce, meninos que acabam brincando com amigos. Tudo por falta de orientação, de uma educação sexual que lhes mostre o que está ocorrendo. Bom espero que esse post ajude a algum adolescente, pois teria me ajudado a alguns anos atrás.

Tendo em vista que não sou nenhum psicólogo, e sim um professor, sei que esse texto tem suas falhas e algumas lacunas. Mas se aprende errando e se aprendendo junto com quem está aprendendo, então criticas, opiniões, tudo é bem vindo.  Mantive minha subjetividade ao escrever, e me limitei a escrever o que consegui filtrar das leituras, para deixar o texto mais fundamentado. Obrigado

Referencias bibliográficas:
TIBA, Içami. Adolescente quem ama educa. Ed.Interage.2005
STATT. David.A. Introdução a Psicologia. Ed.Harba.
Revista: Escola Viva.

18 comentários:

Franklin disse...

Continua escrevendo bem como sempre!

william disse...

Obrigado Franklin , você escreve muito bem também, fico bobo com as criticas que vc faz em seu Blog :D muito bom a desconstrução de todo um discurso da midia etc.. e tal.

Coisas Estranhas Que Só Um Idiota Diz disse...

Opa... escreveu bem!!!!

Leonardo Platane disse...

Adorei o post, muito contundente, diferente de muitos blogs de pessoas que falam coisas quaisquer sobre sua vida pessoal.
Post de muita utilidade.

abraço

Uriel Gonçalves disse...

São coisas realmente curiosas que acabam sendo carregadas juntos com o nosso DNA mesmo quando não esperamos por isso, né? Içami Tiba escreve muito bem e tu pegou as citações dele de uma maneira muito legal. parabens

http://moodloud.blogspot.com/ :D

Francorebel disse...

Zzzzz.... não gosto de algumas coisas no texto, desculpe

jadenadaf disse...

meninos brincando com os amigos? o que? :O
Ah, não sei se é bem assim, as meninas também são meio taradas, mas escondem isso melhor.

www.jadenadaf.blogspot.com/

Anônimo disse...

Bloog ta ziika em'

william disse...

é verdade algumas meninas são bem safadinhas.
O texto pode ser que não agrade a todos, mas esse é o objetivo, levantar questões para discussão, criticas e objeções. tudo é passivél a discordia e aceitação, não estou defendendo isso que escrevi como verdade absoluta mas apenas como uma vertente que explica esse periodo, assim como essa abordagem há outras divergentes entre si.

Rita Colatino disse...

muito bom o texto. ;}

Agatha Calil disse...

gostei muito do texto, e concordo tanto quanto descreve o homem como a mulher, geralmente é assim mesmo!!!

parabéns

Thai ( Chocolate ) disse...

Parabéns Amei o post e o Blog ..
Abs

Val Carvalho disse...

Show de bola Will. Vou mostrar isso para meus alunos. =)

Kaa disse...

Baseado em verdades esse post mostra cmo o Willzito está amadurecendo cmo Blogueiro! Eu gostei, a puberdade eh realmente uma fase de grandes conflitos para todos os jovens...

Hysteria Project disse...

Não importa com quem seja. Qualquer carniça lhe é file-mignon, portanto é a idade do urubu

kkkkkkkk
pura verdade^^

Rafael disse...

Todo esse papo, é bem foda UAHUAHUAHAUHAU

Adolescente se atiça por tudo, essa é a real. Por que pra eles (e nós que já fomos) tudo é novo etc e tal...

é isso ai xD
abraço

www.suportedamente.blogspot.com

Ovos Mexidos disse...

Pode-se concluir tendo todos esses apontamentos em vista, que o homem é mais impulsivo e a mulher tende a ser sentimental e racional.

Ah depende da hora. .. ahauahauhuahua

Lucas Matheos disse...

adoreii o o post e o blog Will continue postando mais coisas interessantes como esse post =]

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails