sexta-feira, 20 de maio de 2011

Retrato dos Professores do Brasil

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )




O que afeta a qualidade do  trabalho do Professor ? Para começo de conversa, Professor é um profissional que vive esgotado fisicamente e intelectualmente, resultado do burocrático e defasado sistema educacional. Um professor pra ter um bom salário precisa se desdobrar de  manha até o fim da noite. Temos que cuidar de:

 

 diários, planos de aula, fichas avaliativas, formulários, entre outros. Incluindo ainda a imensa quantidade de trabalho que o professor leva para casa, tais como: plano de aula, elaboração de atividades, provas, trabalhos, correções, testes, projetos etc. Esses não são os únicos agravantes, o professor tem que enfrentar o problema da indisciplina escolar difundida na maioria das escolas brasileiras, como excesso de conversa"

 

A defasagem salarial não supre todo o trabalho realizado fora da escola, nos finais de semana e feriados. Somado a tudo o que foi citado acima, o professor ainda se submete aos vários tipos de violências ocorridas na sala de aula.

 O conjunto de situações apresentadas exerce grande influência na qualidade de vida e no trabalho do docente. 
Logo, milhares de professores entram em depressão ou sofrem de doenças ligadas ao estresse. Em suma, a deficiência do professor existe, porém é preciso verificar o que provoca as limitações profissionais dos mesmos.

 

 

Referência Bibliográfica: Eduardo de Freitas, A situação dos Professores Brasileiros.

 

5 comentários:

Wellington disse...

Opa! Fico muito feliz de ver os selos de meu blog por aqui! =D

Obrigado Will! ^^

http://neowellblog.blogspot.com/

Ariane Yajima disse...

Sou professora e sei exatamente o que vc está falando! É triste pensar que 1 hr de aula equivale (pelo menos onde eu moro) em média R$ 7,80!

Isso é um absurdo!

E como vc msm disse, o trabalho que temos fora de sala de aula é ainda mais massante!

A única coisa que me impulsiona a continuar nessa profissão é o amor que tenho por ensinar e o carinho que desenvolvo por meus alunos apesar de td!

Adriana disse...

Adorei o relato dessa professora. Já é a segunda vez que estou vendo esse video hoje e quase o coloquei no meu blog. Gostei do seu blog. Parabéns.

Ace disse...

Quem entra, na profissão de professor já sabe o que vai enfrentar. Se ser Professor é ruin, imagine quem é mergulhador de risco, tem que entrar em reatores nucleares..

Rodrigo Ferreira disse...

O Retrato dos Professores no Brasil
e uma pouca vergonha.

enfim adorei seu blog

abraço

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails