Em suma, nos poucos livros em que li de psicologia a parte que se propõe a tratar do “Amor” o classifica como um fenômeno cognitivo e social. Logo deriva de nossas ações e do meio (ambiente) o qual mantemos nossas relações sociais.
O psicólogo Robert Sternberg, em seus estudos chegou a uma síntese do que acredita por amor, uma teoria triangular onde afirma que o amor é formado por três fatores. Primeiro fator a intimidade, que diz respeito ao compartilhar segredos e coisas do seu intimo. Segundo, o compromisso, que nada mais é que a expectativa positiva que colocamos nos relacionamentos. E por fim o terceiro fator que é a paixão “atração sexual”.
A partir desses pensamentos a concepção de amor passa a ser dividida na psicologia dando vertente a duas formas de amor “Paixão Erótica” e “Amor Romântico”.
Paixão Erótica, aquela que consiste na atração pelo outro, a excitação, quando arde o desejo de consumar as mais inimagináveis volúpias amorosas.
Já o amor romântico, consiste no conceito de emoção. Quando amamos estamos na verdade imersos em uma “emoção” sentimento de excitação e de “alerta fisiológico”. Todos nós temos uma “identidade emocional” logo buscamos pessoas em nosso contexto social que nos seja atraente a qual seja plausível associar a suas características a nossa “identidade emocional”, e é essa identificação que temos com determinada pessoa que atribuímos como “amor”. Essa identificação vai permitir que você tenha com seu “amor” a intimidade o compromisso e também a paixão. Logo a pessoa te fará se sentir completo, pois ela tem o que a sua identidade emocional precisa, e mesmo que não tenha suas expectativas farão com que você acredite que tal pessoa é a certa para você, a expectativa nos cega em alguns sentidos por isso muitas vezes só começamos a ver os defeitos do outro quando o relacionamento está no fim, pois já não esperamos nada mais do amado ou amada.
Lembrando que sou apenas um curioso que gosta de ler, e peço que qualquer falha que possam apontar,critica ou contribuição a esse post será bem vinda. Só notificar por e-mail disponível no painel. Obrigado.
Referencia Bibliográfica : Introdução a Psicologia. David A. Atatt. Ed.Harbra.São Paulo.