" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )
O que afeta a qualidade do trabalho do Professor ? Para começo de conversa, Professor é um profissional que vive esgotado fisicamente e intelectualmente, resultado do burocrático e defasado sistema educacional. Um professor pra ter um bom salário precisa se desdobrar de manha até o fim da noite. Temos que cuidar de:
“diários, planos de aula, fichas avaliativas, formulários, entre outros. Incluindo ainda a imensa quantidade de trabalho que o professor leva para casa, tais como: plano de aula, elaboração de atividades, provas, trabalhos, correções, testes, projetos etc. Esses não são os únicos agravantes, o professor tem que enfrentar o problema da indisciplina escolar difundida na maioria das escolas brasileiras, como excesso de conversa"
A defasagem salarial não supre todo o trabalho realizado fora da escola, nos finais de semana e feriados. Somado a tudo o que foi citado acima, o professor ainda se submete aos vários tipos de violências ocorridas na sala de aula.
O conjunto de situações apresentadas exerce grande influência na qualidade de vida e no trabalho do docente.
Logo, milhares de professores entram em depressão ou sofrem de doenças ligadas ao estresse. Em suma, a deficiência do professor existe, porém é preciso verificar o que provoca as limitações profissionais dos mesmos.
Referência Bibliográfica: Eduardo de Freitas, A situação dos Professores Brasileiros.